Preparar a criança ou a família para o ensaio infantil é importante para se obter as melhores fotos. Confira aqui algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível.

1. Marque o ensaio infantil para um horário que seja bom para seu filho. Devemos fotografar quando estão descansados e alimentados! Se seu filho ainda está na época de tirar sonecas, garanta que a sessão fotográfica seja agendada para um horário após essa soneca.

infantil-bebes

2. Revisão na limpeza: lembre de levar seu filho com unhas e cabelo limpos. Dê uma repassada nos olhos, nariz e ouvidos para ver se está tudo em ordem.

infantil-criancas

3. Surpresas e recompensas: Leve uma sacolinha com mini surpresas, para que ele possa retirar uma ou outra de dentro no meio da sessão de fotos. Considere uma recompensa ao final, podendo ser um sorvete após a sessão ou uma surpresa maior no fundo da sacola de surpresas.Guarda-roupas: se for menina, não tem como errar com vestidos bonitos, macacão, arco. Se for menino, jeans e polo ou camisa, ou ainda uma camiseta com camisa por cima. Dependendo do clima, se for mais friozinho, quem sabe um casacão bonito ou até mesmo um sobretudo. No caso de sessão de fotos de irmãos, tenha em mente que as crianças não precisam combinar perfeitamente, apenas de forma coordenada. Tente utilizar mais tom sobre tom e menos cores fortes, pois desta forma direcionará mais atenção nas fotos para os rostinhos dos pequenos e suas expressões ao invés de estampas e cores fortes. Escolha uma roupa que destaque os olhos do seu filho.

infantil-criancas

4. Tente não dirigir seu filho! Fique ao lado ou atrás do fotógrafo. Sua presença será muito confortante para ele. Apenas esteja presente e sorria! Se tentar dirigir a cena, seu filho provavelmente focará muito em tentar fazer o que é pedido e não agirá tanto naturalmente. E é o natural, suas expressões genuínas, que mais queremos mostrar, não é mesmo?! Num book infantil normalmente há muito tempo para algumas fotos que nem mesmo serão utilizadas. E é melhor algumas perdidas do que deixar a criança desconfortável pedindo para sorrir de certa maneira ou não sorrir de certa maneira. Pode ter certeza que ele achará seu espaço sozinho e sua personalidade poderá ser fotografada, que é o que mais importa nessa fase da vida.

infantil-criancas-foto

5. Esteja preparada para seu fotógrafo! O que quero dizer é que o fotógrafo pode até parecer meio bobo demais com algumas brincadeiras, mas se isso acontecer é para tentar conseguir alguns sorrisos genuínos do seu pequeno. Muitas vezes a câmera é intimidadora, e brincadeiras são necessárias para distrair e deixar a criança confortável. Existem muitas técnicas para isso, mas parecer ridículo às vezes faz parte do processo!

infantil-criancas-foto

6. Chegue um pouco mais cedo! Isso dará ao fotógrafo uma chance para deixar seu filho confortável com ele e com a câmera antes mesmo da sessão começar.

infantil-criancas

7. E por último: divirta-se! Além das fotos, tente aproveitar o momento guarda-lo na memória. Isso certamente tornará a experiência melhor ainda!

Lucas Kaehler