Encontrar seu fotógrafo de casamento pode ser uma tarefa difícil e toma certo tempo. Quero dar aqui algumas dicas que podem te ajudar a filtrar melhor sua busca.

O casamentos é um grande projeto a ser gerenciado. A decisão sobre o fotógrafo, entretanto, não é algo que deve ser apressada. É muito fácil cair na tentação de entregar a responsabilidade a outra pessoa, seja por apenas tomar a palavra de uma amiga que já casou ou do local onde fará o casamento. Não há nada errado nisso, desde que o fotógrafo indicado esteja de acordo com aquilo que você procura, não apenas em termos de valor, mas principalmente em estilo, o que nos leva a primeira questão…

Qual é o seu estilo de fotografia?

O que te encanta? Procure no Pinterest, folheie revistas, e veja que tipo de fotografia você mais te atrai. São imagens mais calaras e leves ou com atmosfera mais escura e dramática? Prefere um estilo mais editorial, com bastante tratamento, ou um estilo que se aproxime mais do natural, do real? Uma vez que você saiba que estilo gosta mais, já estará mais próxima de escolher seu fotógrafo.

Casamento2 (5)

 

Eles tiram boas fotografias? 

Isso parece óbvio, né!? Mas não olhe somente para o portfólio deles, pois lá estão as melhores fotografias. Dê uma olhada em um trabalho completo de um casamento que o fotógrafo realizou, que conte a história do dia do casamento de um casal, ou peça para ver todas as fotografias do último casamento que fotografaram. Também tente olhar imagens que tiraram em diferentes iluminações. Eles conseguem imagens bonitas com pouca luz dentro da igreja? Se o casamento for a luz do dia, as fotos ficam bonitas mesmo à luz do sol forte?

casamento-28

Você gosta deles?

Talvez este deveria ser o primeiro ponto, pois você passará a maior parte do dia do seu casamento com seu fotógrafo. Se for uma pessoa que te irrita um pouco, talvez não seja uma boa escolha, afinal você não quer ficar com “aquela cara” nas fotos, não é mesmo?! Encontre ao vivo antes de definir que fotografará seu casamento. Algo que pode ajudar demais também é fazer um ensaio prévio (esession; engagement session) ao casamento. Assim terão tempo de se conhecerem ainda melhor e dará ao fotógrafo escolhido a chance de ver seus melhores ângulos e a vocês a chance de verem como é serem fotografados por ele.

casamento-23

Eles tem um plano de contingência?

Talvez você não saiba nada sobre equipamentos fotográficos, e está tudo bem em não saber. O importante é que seu fotógrafo saiba e tenha tudo que for necessário para garantir que as fotos sejam feitas. Ou seja, se o equipamento falhar, ele tem um plano B, tem backup? Ele usa quantas câmeras? Tem uma sobressalente? Quantas lentes terá no dia? É muito importante saber que qualquer problema que porventura tiver com equipamento não impactará no resultado final.
casamento-19

As suas expectativas batem? 

A questão final é, as suas expectativas combinam com o que será entregue? Tenha certeza que você entendeu o que querem dizer com “cobertura completa”, ou quanto tempo levará até que você tenha suas fotos ou álbum. Quantas fotos farão parte do álbum e quanto tempo você tem para escolher.  Veja também como funciona a ou as pausas que farão durante o evento. Eles requerem alimentação? Como funciona a questão de tratamento das fotos, o que fazem e o que não fazem? Enfim, faça tooodas as perguntas que achar necessário. Apenas tenha certeza que não haverão surpresas, ao menos não surpresas desagradáveis, em relação ao que espera desse profissional.

Que seu tempo de planejamento seja ótimo! E se você achar que posso te ajudar a esclarecer alguma questão que não foi listada aqui, deixe seu comentário abaixo!

~Lucas Kaehler