Smash the cake! Dicas para fotos memoráveis

Oi pessoal,

eu tenho vários posts de dicas que quero publicar pra vocês, e um dia chegamos lá! 🙂 Vamos começar com o Smash the Cake,  com dicas para que o seu ensaio seja um sucesso.

Vamos lá!

Sobre quando fazer

Pediatras e dentistas aconselham a não darmos doces pras crianças no 1º ano (pelo menos). O quanto/como você adere a esta recomendação define quando é o melhor momento para seu ensaio. É importante que o bebê tenha comido doce, goste daquele bolo específico antes do ensaio. Em alguns casos as mães experimentam mais de um bolo até chegar em um que o bebê goste. Se você faz questão de não dar nenhum doce para seu bebê antes de 1 ano, agende este ensaio para quando ele estiver com 1 ano e 2 ou 3 meses. Assim você tem tempo de experimentar alguns bolos.

  

Muitas pessoas querem expor as fotos do Smash the Cake no aniversário de 1 ano. É lindo. Para isso, precisamos fazer as fotos mais ou menos 1 mês antes da festa, e você precisa dar bolo (e cobertura) pro seu bebê um pouco antes disso, então você estaria introduzindo doce na vida do seu bebê com 9 ou 10 meses de idade.

A escolha do momento do ensaio é pessoal, e se você tiver muito receio quanto à introdução de doce converse com seu pediatra. Na minha experiência as crianças comem no máximo 2 colheres de bolo/cobertura, e gostam mais dos bolos caseiros.

Sobre o bolo

Eu falei ali em cima, mas é SUPER importante:
1. seu bebê já precisa ter comido doce!
2. seu bebê precisa gostar do bolo escolhido, não basta ser um bolo bonito.

Uma coisa que é garantido dar choro é o bebê não gostar do bolo, e como a ideia é justamente brincar com o bolo, se ele experimenta e não gosta, daí chora, e aí não quer brincar.

Outras considerações importantes:
- Bolos brancos/amarelos tendem a ficar mais bonitos na foto.
- Cobertura colorida geralmente fica bem nojenta quando mistura com baba e suor. Pois é… é feio falar isso, mas é verdade. O melhor é cobertura branca tipo chantilly ou amarelada.
- Confetti (tipo m&m) ou granulado colorido são as melhores opções pra colorir o bolo.
- O bolo não precisa ser maior que um prato raso (uns 27 cm de diâmetro) e não deve ser menor que um prato de sobremesa (uns 21 cm de diâmetro). Independente do tamanho geralmente o bebê só destrói metade. Lembre que as mãos que vão atacar o bolo são pequenas 🙂

Sobre a roupa

Eu sou 100% a favor de usar apenas fralda com um short. Para meninas um acessório no cabelo é sempre bem vindo, para os meninos uma gravata fica lindo. Mas no caso do smash the cake menos roupa é mais negócio porque a gente quer ver é seu bebê lindo todo sujo!

Sobre o lugar

Decorar ou não decorar? Em estúdio ou ar livre? Fundo neutro ou fundo temático?

Nós já eliminamos uma das opções pra você porque não trabalhamos em estúdio, mas o resto é muito pessoal. Nós preferimos sempre fazer este ensaio na sua residência ou no quintal de um amigo/parente seu. É um ambiente muito mais controlado que um parque, e como tem chuveiro a limpeza pós ensaio é mais fácil.

Sobre a decoração, para mim menos é mais (sim, eu falo muito isso). O foco é o bebê e o bolo, então quanto menos distrações melhor. Uma decoração simples para dar uma cor ao lugar fica bonito, mas a palavra da vez é: simples. Tudo precisa ser simples pra bagunça ser o centro das atenções.

Sobre a bagunça

A bagunça é o objetivo do ensaio. Ninguém agenda um smash the cake com a esperança do bebê terminar limpo. Não, a gente quer mesmo é a sujeira deliciosa.

Dito isso, o mais importante é que seu bebê não se importe em ficar sujo. Algumas mães não deixam seus bebês se sujarem com nada, nem brincarem com comida. Se você é assim a chance do seu bebê se sujar, e ficar feliz com isso, é mínima. Treine em casa… deixe ele se sujar, brincar com a comida. O dia do ensaio não pode ser o momento de aprender a fazer bagunça.

Outra coisa muito, muito importante é o seguinte: Eu não conheço seu bebê tão bem quanto você. Talvez esse seja nosso primeiro encontro, talvez seja um de vários, mas o fato é que você sabe, muito melhor que eu, o que seu bebê gosta. A primeira foto abaixo é um exemplo disso. Ele não queria mexer no bolo com as mãos, os pés ele colocou por acidente. A mãe, que conhece bem o filho, pegou 2 colheres e colocou na mão dele. Sucesso!!! Depois disso ele destruiu o bolo. Eu jamais adivinharia que ele gosta de brincar com a comida usando colheres, então jamais daria esta sugestão. Você precisa conhecer seu bebê e estar preparada para ajuda-lo a destruir o bolo de acordo com a personalidade dele.

É normal (e muitas vezes necessário) a mãe ou pai ajudar no início da bagunça… o bebê dificilmente é o primeiro a colocar o dedo no bolo e comer a cobertura. Esteja preparado para dar o exemplo 🙂

Sobre o ensaio

 

Parece obvio, mas não é: Esse ensaio faz uma sujeira absurda! Esteja preparado para limpar o bebê após o ensaio, jogar fora parte (ou todo) do bolo destruído e talvez trocar de roupa se você se sujar demais.

Coisas importantes:
- Diminua suas expectativas. Quando mães, pais ou avós tem muita expectativa e cobram muito do bebê ele fica tenso, e não faz o que todos estão pedindo que ele faça. Deixe o momento acontecer. Nós não temos pressa, fique tranquilo e deixe a bagunça rolar.
- Este ensaio tem duração média de 40 minutos
- Leve uma toalha para forrar o chão
- Leve um kit básico para limpeza: toalha de banho, fralda limpa, sabonete e uma muda de roupa pra você.
- Decida o que fazer com o bolo após o ensaio (vai jogar fora? vai guardar o pedaço não destruído?)

Sobre o choro

Vai acontecer. Em algum momento seu bebê vai chorar, ou quase chorar um pouco. Faz parte… lembre que isso é completamente diferente de tudo que ele já fez, ele não estará com “fome de doce” então pode não querer comer do bolo, e inesperados acontecem. Seguindo as dicas que dou aqui geralmente o choro dura apenas alguns segundos, mas não se frustre se acontecer. É normal.

Sobre o bebê

O bebê é a estrela do ensaio. Sim, você quer a bagunça do bolo, mas é a bagunça com os sorrisos do seu bebê, com as mãozinhas e pezinhos sujos do seu bebê, com os olhos brilhando… do seu bebê. Para isso algumas considerações são importantes:

- Nunca agende ensaios para dia de vacina (isso vale para todo ensaio infantil, não apenas esse) porque seu bebê pode ter reação e ficar mal humorado, triste ou sonolento.
- Agende o ensaio para um horário que ele está alerta, não agenda para o horário da soneca.
- Esta não será uma refeição para seu bebê, então ele não deve estar com fome.
- Não leve muitas pessoas. O ideal é que vá o bebê e mais 2 pessoas (geralmente quem vai é o pai e a mãe), porque muita gente distrai o bebê e eles brincam menos com o bolo.

É isso! Eu espero ter ajudado um pouco. Nós AMAMOS fazer ensaios Smash the Cake, é sempre gostoso ver crianças lindas todas sujas de doce. 🙂

Se você tiver mais dúvidas ou quiser agendar seu ensaio mande um email, mensagem ou ligue pra nós.

Outras perguntas frequentes:

Quanto tempo dura?
Entre 30 e 45 minutos, em média.

O que preciso levar?
O bolo, uma toalha para por no chão, decorações, kit banho para após o ensaio.

Quanto custa?
a partir de R$250 (ensaios em Curitiba)

Quem enfeita?
Aqui você tem algumas opções. Se você levar as decorações te ajudamos a arrumar ou podemos fazer tudo por você. Se preferir também pode contratar outra pessoa para montar o cenário.

 - Aline Kaehler

Participação em reportagens:

Photo Channel
R7 São Paulo

***O conteúdo e fotos deste post não podem ser reproduzidos, em nenhum formato, sem a devida autorização.***